Notícias Fecomercio

21 de janeiro de 2019

Varejistas devem manter otimismo moderado para as vendas em 2019


Fim de ano positivo em vendas adapta estoques de 57,2% dos empresários paulistanos

Para manter o equilíbrio dos estoques neste ano, os varejistas devem manter o otimismo moderado para as vendas, assim como o fizeram para o Natal passado. A dica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é para o empresário acompanhar a divulgação das medidas a serem anunciadas pelo novo governo. Assim, é possível antecipar os reflexos na economia e, consequentemente, no humor dos consumidores.

O Índice de Estoques (IE), realizado mensalmente pela Entidade, mostra melhoras desde o fim de 2018, quando houve queda nos estoques excessivos. As vendas feitas na Black Friday e no Natal foram relativamente positivas e se mostraram uma excelente oportunidade para ajustes em muitas empresas – isso deve impactar na redução ou intensidade das promoções de janeiro.

O primeiro indicador do ano aponta que 57,2% de empresários estão com estoques adequados, porcentual próximo da média histórica pré-crise (60%). No mês, 26,8% dos empresários sinalizaram estar com estoques excessivos, e 15,4%, com estoques baixos. Em janeiro, os estoques elevados caíram 9,2% em relação a dezembro e houve queda de mais de 15% em relação ao que se notava de excedente em 2018. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias
Erro › WordPress