Notícias locais

27 de março de 2019

Circuito Sesc de Artes chega a Tupã com atividades culturais gratuitas na praça


Em parceria com a prefeitura e sindicato do comércio, Sesc SP promove vivências, espetáculos, oficinas, shows e apresentações.

O Circuito Sesc de Artes desembarca em Tupã no dia 12 de abril, transformando a Praça da Bandeira em um polo de arte e cultura, com atividades nas áreas da música, literatura, artes visuais, cinema, circo e dança. A programação é livre para todos os públicos e ocorre das 16h às 21h30, gratuitamente.

Imagine um cabaré onde, aparentemente, tudo pode acontecer, mas é o público quem decide a forma e conteúdo da apresentação. Essa é a proposta do Circo Democrático da Bélgica, apresentado pela Companhia Pol & Freddy, que com bom humor aceita ou não essa votação democrática.

A música fica por conta da Dj Evelyn Cristina. Residente de festas consagradas na capital paulista é, também, produtora de trilhas. Seu repertório vai do samba rock à eletrobossa, passando pelo maracatu e a música negra dos anos 1960 aos 2000.

O Fala Cidade! traz uma Oficina de Fanzines e Lambe-lambes. A intenção dos artistas é reunir técnicas de artes plásticas e poesia em uma espécie de sarau colaborativo, em que o público produz fanzines e lambe-lambes com poemas e ilustrações criados na praça.

Com a Câmera Fotográfica Gigante os participantes entram em uma câmera para conhecer o processo fotográfico por dentro, para observar a formação da imagem invertida e pensar novas maneiras de registrar fotos e vídeos. Essa experiência é oferecida pela Cidade Invertida.

Ainda tem brincadeira indígena similar à “cama de gato”, que inspira a mistura de dança, música e artes visuais do TraMar – Entre Trançados de Sons e Gestos. Comandada pelo Coletivo Tramar, a instalação dos fios, feita na arquitetura e elementos da praça, cria o percurso dos movimentos.

No início do cinema, os filmes mudos eram acompanhados por músicos que executavam a trilha sonora ao vivo. Com o Cine Concerto: A Pantera-Cor-de-Rosa, Lise e Barulhista relembram essa época e tocam músicas clássicas do filme, enquanto acontece a exibição.

Além disso, o público curte uma boa música ao som do Quintal dos Prettos. Dez músicos relembram as famosas rodas de samba da década de 1980, quando surgiram nomes como Fundo de Quintal, Leci Brandão, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra.

“A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o Circuito Sesc de Artes cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Promovido pelo Sesc SP, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio, o circuito percorre 121 municípios de São Paulo com atividades gratuitas e livres para todas as idades. O tradicional e o contemporâneo, o regional e o urbano, as vivências, os espetáculos e os artistas: um encontro de linguagens em intervenções, espetáculos e oficinas que vão até você no Circuito Sesc de Artes.

SERVIÇO

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

Circuito Sesc de Artes

Cidade – Tupã (SP)

Data: 12/4.

Local: Praça da Bandeira.

Horário: das 16h às 21h30.

Classificação etária: Livre.

Grátis.

 

dj-evelyn-cristina-foto-by-gui-simi-01 tramar-credito_maurice-pirotte_ quintal-dos-prettoscredito_alexpires1

Voltar para Notícias