Notícias locais

15 de março de 2017

Estudo aponta queda nas vagas de emprego formal


Material que compara o saldo de empregos em 2015 e em 2016 será analisado amanhã pelo Sincomércio

VAREJO TUPÃENSE

Amanhã, quinta-feira, o Sindicato do Comércio Varejista de Tupã e região (Sincomércio) ficará à disposição da imprensa para apresentar e comentar um estudo sobre o emprego no varejo da cidade, que compara dados dos últimos anos.

Produzido pela assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o material indica diminuição dos postos de trabalho com carteira assinada em 2016 na comparação com 2015, em praticamente todas as atividades do comércio varejista.

A coletiva de imprensa acontecerá na sede do Sindicato, na rua Chavantes 561 das 13h30 às 14 horas, imediatamente antes da reunião mensal da Coordenadoria Sindical Oeste. Estarão disponíveis o presidente do Sindicato de Tupã, Milton Zamora e dois economistas da FecomercioSP. Eles poderão detalhar dados e projetar cenários para os próximos meses.

O estudo ajuda a traçar um panorama da evolução de admissões e dos desligamentos na cidade desde 2015, bem como sinaliza quais atividades do comércio varejista estão mais sensíveis.

Perda de Vagas

O mercado de trabalho celetista do comércio varejista de Tupã perdeu 212 vagas em 2016. Ressalta-se que dezembro do ano passado registrou saldo negativo (quando há mais desligamentos do que admissões) de oito postos de trabalho com carteira assinada.

A perda de vagas em 2016 foi praticamente 140% maior do que a verificada nos 12 meses de 2015. Naquele ano, houve extinção de 87 vínculos trabalhistas formais no varejo do município. Os dados fechados do ano no município prevêem do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho.

Atividades

Em 2015, houve retração do mercado de trabalho em sete atividades do setor, com destaque negativo nos saldos das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos (-32 vagas) e nos supermercados (-29 vagas). Por outro lado, dos setores varejistas consolidados, houve crescimento do estoque de trabalhadores das farmácias e perfumarias (+38 vagas). No fim daquele período, o estoque ativo ficou 4.297 trabalhadores no varejo local.

Já em 2016, a perda de 212 vagas foi distribuída por praticamente todas as atividades varejistas, com destaque para os supermercados (-57 vagas) e para outras atividades (-68 vagas). Atualmente, o estoque do varejo local é formado por 4.085 trabalhadores formalmente empregados.

O desempenho do mercado de trabalho do varejo de Tupã repete o visto no âmbito estadual, com dois anos de perda de vagas, mas difere nas tendências destes períodos. Enquanto no Estado de São Paulo a perda de vagas em 2016 foi mais amena no que a do ano anterior, no varejo da cidade houve aumento do saldo negativo. Tal realidade se deu devido do fato de, na esfera municipal, o emprego formal ter demorado mais para demonstrar retração, ficando a crise bem mais concentrada no ano de 2016 e difundida por praticamente todas as atividades avaliadas. Em São Paulo, houve distribuição dos fechamentos nos dois anos, sem efeitos para as atividades que comercializaram bens essenciais, como supermercados e farmácias.

Para 2017, espera-se menores saldos, sendo eles positivos ou negativos, tanto no comércio varejista e Tupã. Esta estabilidade projetada deve se dar em um primeiro semestre, ainda muito negativo, com compensação nos últimos seis meses do ano.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade social paulista dos setores do comércio e serviços. Congressa 157 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista – e quase 10% do PIB brasileiro – gerando em torno de 10 milhões de empregos.

 

Voltar para Notícias
https://www.kursusseomedan.com/ https://artdaily.com/bocoran-admin-jarwo.html http://www.radicalislam.org/ http://www.iwebtool.com/ https://researchnews.cc/bocoran-rtp-slot-live-tertinggi-hari-ini.html https://artdaily.cc/bocoran-admin-jarwo.html https://artdaily.com/bocoran-admin-riki.html http://dinnermode.org/