Notícias Fecomercio

8 de março de 2017

Projeto de Lei quer tornar Dia da Mulher feriado nacional


O Projeto de Lei (PL) nº 6.215/2016, de autoria do deputado federal Hélio Leite (DEM/PA), propõe tornar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, um feriado nacional. Segundo o parlamentar, a mudança contribuiria para a reflexão da sociedade sobre a igualdade de direitos de mulheres e homens, além de eliminar a discriminação em áreas como emprego e educação.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), embora seja considerada louvável, a iniciativa causaria danos à economia brasileira. A Entidade destaca que, atualmente, o Brasil conta com 13 feriados, o que coloca o País em sétimo lugar no mundo em quantidade de feriados em um ano, segundo apurou a consultoria americana Mercer, em 2014.

Esse excesso de feriados representa prejuízos. Um estudo da FecomercioSP divulgado no início do ano apontou que só o comércio varejista brasileiro deve perder R$ 10,5 bilhões em 2017 em decorrência de feriados nacionais e pontes. Leia a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias